Garantido em Tóquio-2021, atleta de MS assegura mais um ouro na Copa do Mundo de Paracanoagem

Fundesporte


O sul-mato-grossense Fernando Rufino de Paulo assegurou, neste sábado (15), a segunda medalha de ouro na etapa de Szeged, na Hungria, da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, seu último compromisso antes da Paralimpíada de Tóquio-2021. Desta vez, o paratleta apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi o mais rápido na prova de 200 metros da classe KL2 masculino (caiaque para atletas que utilizam braços e tronco para remada).

Para alcançar o lugar mais alto do pódio, Rufino bateu a marca de 44s22 e deixou para trás o ucraniano Mykola Syniuk (44s43) e o britânico David Phillipson (44s88). Popularmente conhecido como “Cowboy de Aço”, o paracanoísta foi o melhor brasileiro na competição na Hungria. Na sexta-feira (14), pela classe VL2 (canoa) masculino, ele terminou a disputa em 54s28, faturando o ouro.

O paratleta é natural de Eldorado, mas atualmente reside em Itaquiraí (MS) e em Ilha Comprida, no interior de São Paulo, onde realiza os treinamentos de alta performance e rendimento. "Conquistar essas duas medalhas de ouro neste evento, no nível super alto que estava, é motivo de muito orgulho, de muita felicidade, de um trabalho com meu treinador Thiago Pupo, um cara sensacional”, comemorou.

“Estou representando o meu Brasil, a minha família, minha cidade Itaquiraí (MS), o meu povo e a cidade de Ilha Comprida (SP), onde eu faço meu treinamento e que é o polo da paracanoagem. Fico muito feliz e honrado de levar essas medalhas pra casa e reforçar o meu passaporte para Tóquio, acreditando que a gente possa trazer mais medalhas olímpicas”, completou Rufino, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

 

A seleção tupiniquim fechou a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na Hungria com quatro medalhas. Além das condecorações douradas do Cowboy, uma prata e um bronze foram garantidos. Assim, o Brasil terá sete cotas na paracanoagem.

Fernando Rufino já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão, e levará as cores de Mato Grosso do Sul ao maior evento esportivo do mundo, de 24 de agosto a 5 de setembro. Ele disputará os 200 metros no caiaque (KL2). O paratleta assegurou a vaga em 2019, após terminar em sexto lugar na mesma Copa do Mundo Paracanoagem, em Szeged, na Hungria.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!